27 junho 2014

Férias?

Estou de férias. Pelo menos, férias da escola.
Depois de uma semana em casa de "pernas pro ar" a gente começa a inventar coisas pra fazer.

Eu então, resolvi reformar o meu quarto (meu e do marido).
Quando a gente comprou a casa, ela não era nova, precisava de uns reparos mas a pressa de mudar só permitiu que fizéssemos uma limpeza e uma pintura. Como meu pai diz: "Aos poucos a gente vai ajeitando as coisas". E logo mudamos. E ia tudo bem até semana passada quando resolvi atacar de pintora, marceneira e blá, blá, blá.

Antes de mudar, meu quarto foi o último cômodo a ser pintado. A tinta lilás acabou. O marido resolveu terminar de pintar com um resto de tinta verde. Ficou metade do quarto lilás e metade verde. Que lindeza!!! 

Decidi que tudo ia mudar!

Fiz um esboço do que queria e fui às compras. Com um orçamento pequeno pra quem quer mudar um quarto todo.

Minha intenção era fazer uma cabeceira pra cama, criados mudos e colocar uma prateleira pros trecos pequenos, além de um espelho acima da prateleira.

Começamos. Afinal, o marido tem que colaborar também! A pintura do quarto sobrou pra ele. Dessa vez, pintar de uma cor só. O resto todo ficou pra mim!

Essa imagem descreve bem:
Depois de lixar as paredes, o quarto estava todo empoeirado. Mas quando vi o resto da casa não acreditei: Era tanta, mas tanta poeira....

Agora uma frase descreve:

Em breve mais novidades dessa "aventura" no quarto...

18 junho 2014

Brincadeiras para as férias - sem gastar nada!!!

Com a criançada em casa, é preciso ter em mente várias atividades para ocupá-las e diverti-las. Então, vai uma listinha com brincadeiras para esse período tão esperado e o melhor: você vai usar coisas que já tem em casa!


Cabra-cega
Com os olhos vendados, uma criança tenta pegar as outras se guiando como pode. Quem for pego será a nova cabra-cega.
Realize essa atividade em um local sem obstáculos.


Bolhinhas de sabão
Um pouco de detergente e água, viram uma festa! Entorte um pedaço de arame (cuidado com as pontas), mergulhe-o na mistura de água com detergente e assopre para criar lindas bolhas.


Guerra de balão
Nos dias mais quentes, vale encher balões com água e começar uma disputa onde todos ficarão molhados e felizes.


Passa anel
É preciso no mínimo quatro crianças. Uma fica com o anel enquanto as outras juntam as palmas das mãos e a que está com o anel precisa abrir e deixar o anel (ou pedra, ou moeda) com uma delas, sem que as outras descubram. Quem acertar será o próximo a passar o anel.


Brincadeira de roda
Com as mãos dadas, as crianças cantam as cantigas de roda e se divertem. Fácil, né?


Jogo da velha
Com lápis e papel ou giz no chão, o jogo começa. Logo começam também, as estratégias para ganhar o jogo.


Pular corda
Desenvolve coordenação motora, lateralidade e diverte de montão.


Estátua
Ao som de uma música, as crianças dançam livremente. Quando a música parar, elas devem permanecer imóveis. Ganha o último a se mexer.


Queimada
Divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário, se este for atingido (queimado) pela bola estará fora do jogo. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Vence o jogo a equipe que “queimar” todos os integrantes do grupo adversário.


Amarelinha
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador (um chinelo, pedra ou outro) na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador.  Vence quem completar todo diagrama primeiro


Dicas:

A bola pode ser feita em casa com meias velhas ou jornal amassado embrulhado em uma sacola plástica e o giz pode ser substituído por carvão.


11 junho 2014

A importância do planejamento

O planejamento é indispensável no dia-a-dia da sala de aula. 
Pois pode-se ter estratégias, mas sem  planejamento, não temos o resultado esperado.

Aí embaixo tem um "videozinho" que não me deixa mentir!


O planejamento é uma ação autoformativa, que propicia a articulação entre o que sabemos, o que fizemos e o que vamos fazer. Segundo Gómez (1995, p. 10), ao planejarmos, aprendemos a “construir e comparar novas estratégias de ação, novas fórmulas de pesquisa, novas teorias e categorias de compreensão, novos modos de enfrentar e definir problemas”.

O planejamento é também um instrumento de democratização, pois quem não planeja não permite que outros participem de forma ativa das ações, visto que estará inseguro diante do que virá, pois está sempre improvisando. 

Quando planejamos, permitimos uma leitura mais ampla da situação e envolvemos outros sujeitos e saberes para alcançarmos o que desejamos.

 Resumindo, trata-se também de uma postura respeitosa para com aqueles com quem desenvolvemos a ação pedagógica e para com nosso próprio desenvolvimento.

(Apostila- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)

Não faça como o Ormie, planeje sempre!

08 junho 2014

Carimbo vapt vupt

Que tal fazer um carimbo?

Você vai precisar de uma borracha, lápis, estilete tinta e um pedaço de esponja.

Faça o desenho que quiser na borracha usando o lápis.

Com o estilete corte a borracha, deixando o desenho em relevo.


Agora é só decorar com o carimbo. Para isso passe um pedaço de esponja com tinta na borracha e carimbe onde quiser!





E aí? Se anima?