18 junho 2014

Brincadeiras para as férias - sem gastar nada!!!

Com a criançada em casa, é preciso ter em mente várias atividades para ocupá-las e diverti-las. Então, vai uma listinha com brincadeiras para esse período tão esperado e o melhor: você vai usar coisas que já tem em casa!


Cabra-cega
Com os olhos vendados, uma criança tenta pegar as outras se guiando como pode. Quem for pego será a nova cabra-cega.
Realize essa atividade em um local sem obstáculos.


Bolhinhas de sabão
Um pouco de detergente e água, viram uma festa! Entorte um pedaço de arame (cuidado com as pontas), mergulhe-o na mistura de água com detergente e assopre para criar lindas bolhas.


Guerra de balão
Nos dias mais quentes, vale encher balões com água e começar uma disputa onde todos ficarão molhados e felizes.


Passa anel
É preciso no mínimo quatro crianças. Uma fica com o anel enquanto as outras juntam as palmas das mãos e a que está com o anel precisa abrir e deixar o anel (ou pedra, ou moeda) com uma delas, sem que as outras descubram. Quem acertar será o próximo a passar o anel.


Brincadeira de roda
Com as mãos dadas, as crianças cantam as cantigas de roda e se divertem. Fácil, né?


Jogo da velha
Com lápis e papel ou giz no chão, o jogo começa. Logo começam também, as estratégias para ganhar o jogo.


Pular corda
Desenvolve coordenação motora, lateralidade e diverte de montão.


Estátua
Ao som de uma música, as crianças dançam livremente. Quando a música parar, elas devem permanecer imóveis. Ganha o último a se mexer.


Queimada
Divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário, se este for atingido (queimado) pela bola estará fora do jogo. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Vence o jogo a equipe que “queimar” todos os integrantes do grupo adversário.


Amarelinha
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador (um chinelo, pedra ou outro) na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador.  Vence quem completar todo diagrama primeiro


Dicas:

A bola pode ser feita em casa com meias velhas ou jornal amassado embrulhado em uma sacola plástica e o giz pode ser substituído por carvão.


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